sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Fatores que influenciam o comportamento de compra (estudo 1 de 4)

O administrador de marketing, diante de sua incumbência de tentar satisfazer as necessidades e desejos de clientes, deve conhecê-los.

Para isso, é preciso estudá-los, através do campo do comportamento do consumidor, buscando entender o que se passa na cabeça daspessoas desde a fase de reconhecimento da necessidade de determinado produto, ou serviço, até a fase pós-compra.

Segundo Kotler e Keller (2006), o comportamento de compra do consumidor é influenciado por fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos. Nessa postagem, serão abordados os fatores culturais:

Para que melhor compreendamos como os fatores culturais influenciam o comportamento de compra, é importante que contemplemos conhecimentos sobre cultura, subcultura e classe social.

Bibliografias apontam que fatores culturais são os que mais influenciam o comportamento de compra. À medida que crescemos, nós humanos vamos nos tornando envolvidos em crenças, preferências, valores e comportamentos de familiares, amigos e demais grupos com os quais passamos lidar.

As subculturas são componentes que fornecerão identidade e especificidade dos componentes culturais. Como subculturas, podemos citar as nacionalidades, as religiões, grupos raciais, entre outras.

Como é perceptível, senão em todas, em praticamente todas as sociedades humanas, há estratificação social, que contribui para moldar as chamadas classes sociais. Essas classe apresentam distinções quanto à características como indumentária, linguagem, locais que frequentam, o que consomem etc. Além disso, as classes sociais apresentam diferenças nos perfis como nível de escolaridade, renda, ocupação. Dependendo do grupo societário a ser analisado, características podem ser mais acentuadas, principalmente onde a desigualdade social e má distribuição de renda são mais evidentes.


Nesse contexto, conhecer a influência do fator social no processo de comportamento de compra por parte do consumidor, proporcionará ao administrador de marketing um melhor entendimento para atuar profissionalmente. Instruídos de conhecimentos como estes, o profissional poderá entender melhor as preferências de consumidores e de seus clientes, adequando seus produtos e serviços às reais e específicas necessidades do seu público-alvo.

Pensando um pouco...

O que eu tenho para vender é acessível somente às classes A e B? Ou a classe C já tem condições de adquirir meu produto? É viável envolver a classe social mais baixa para o produto que disponho? Essa classe mais baixa teriam condições de adquirí-lo?

O meio de comunicação adotado em uma campanha cobrirá o pessoal das classes D e E, por exemplo? Há um veículo que, ao ser acrescentado na campanha, cobriria significativamente públicos sedentos da informação que pretende-se socializar? Respostas à indagações como estas podem ser obtidas quando passsamos a entender a importância dos fatores sociais ao analisarmos o mercado consumidor.

O que consultei:
KOTLER, Philip & KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing: A bíblia do marketing. 12. ed., São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.


Crédito da imagem: Marcilio França. Posou na foto: Dorisângela Lima, Assistente Social.

Nenhum comentário: