sexta-feira, 26 de junho de 2009

Networking

Networking é um termo que diz respeito à prática de relacionamentos, através de uma rede de contatos. É algo muito comum no dia-a-dia de quem precisa fazer uso de contatos com gente para proceder no desenvolvimento de projetos pessoais e profissionais.

Para fazer networking, primeiramente você precisa gostar de gente, de conversar, de negociar, enfim, de relacionamento social. Contudo, é interessante ficar atento a algumas informações que podem fazer a diferença para que você tenha uma boa rede de contatos.

Ambientes virtuais fazem parte
Na web, redes de relacionamentos sociais, canais de comunicação, podem ser bons aliados na prática do networking. Sites e canais como Orkut e Messenger, que estão entre os mais populares, podem ser úteis para participação em assuntos de seu interesse, como também para organização de contatos. Há muitos outros tipos de redes virtuais, como Linkedin, Plaxo, etc. É importante que você tenha um bom senso e zelo quanto ao uso da sua imagem e perfil que está sendo disponibilizado em uma rede virtual, principalmente quando você trabalha em cargos de liderança e representatividade.

Atualização é preciso
Mudou-se de residência? de trabalho? Comunique aos seus contatos. Mantenha-os atualizados e busque agendar o máximo de infomrações completas sobre eles. Não fica interessante uma lista de contatos com dois nome "Renato", por exemplo. Tente salvar e-mails, endereço, telefones, setor de trabalho e até mesmo data de aniversário. Há gente que sabe até de preferências culturais de seu parceiro de networking, como time de futebol, cinema, culinária, teatro, passeios, músicas, etc.

Escolas e universidades
Se você faz parte de escolas de graduação e pós-graduação, pode aproveitar ainda mais esta oportunidade. São nesses ambientes em que é interessante a prática do networking, pois há profissionais com perfis diversos. É possível encontrar gente já bem posicionada no mercado de trabalho e familizarizada com a vida corporativa. Aproveite!

Relação ganha-ganha
Se você ingressa em uma rede apenas para pedir ajuda, logo, logo poderá cair fora, pois o negócio consiste em uma relação ganha-ganha, onde em alguns momentos, você precisará demonstrar que está disposto a colaborar também.

Cartões de visitas
São importantes, mas não essenciais. Fazer networking é ir além. A sua apresentação pessoal contará muito mais pontos, desde que você tenha feito uma boa abordagem, ideias e negociações procedentes, além de uma conversa interessante.

Não desvalorize sua marca
Se você está precisando de ajuda não precisa apelar ou fazer tempestade em copo d´água. Lembremo-nos de que no networking, ambas as partes devem beneficiar-se. Adapte o seu pedido a uma relação de parceria, mostrando para a outra pessoa que você também poderá ser útil.

Nomes de pessoas
Esquecer o nome de um contato com o qual se tem iniciado um determinado relacionamento é motivo de ânsia para muita gente. Para não cair no mico ou constrangimentos, experimente repetir o nome da pessoa assim que a conhecê-la, antes e depois de frases tipo "Considero este projeto interessante, Luciana!". Tente associar o nome da pessoa a alguma coisa, no sentido de facilitar a memorização do nome e mantenha atenção durante a conversa.

Momento e local
Não existe momento e local certo para a prática do networking. Digamos que ele seja situacional. Em parques, academias, restaurantes, bibliotecas, festas, há gente fazendo proveito dessa prática. Há grandes executivos que costumam transformar o seu horário de almoço em boas oportunidades de negócio, como também de entretenimento.

O networking permite-nos absorver conhecimentos e informações importantes sobre contratar gente, expandir sua visão de mercado, saber o que outras empresas estão fazendo, tornar-se mais socializável, descobrir informações que não estejam em jornais, etc. Portanto, aproveite esta importante ferramenta que pode contribuir, e muito, para um melhor desempenho em sua sua carreira pessoal e profissional. Façamos networking!

Crédito da imagem: amagraphic (Stockxpert.com)

Nenhum comentário: