segunda-feira, 27 de julho de 2009

Conhecendo o curso de Administração (parte 2)

Oi, caro(a) leitora(a),

Continuando a postagem sobre o curso de Administração.

Um curso superior de Administração tem uma duração média de 4 a 5 anos (8 a 10 semestres letivos), normalmente ultrapassando uma carga horária de mais de 3.000 horas de atividades acadêmica, compreendendo estágios.

Inicialmente, o aluno estuda disciplinas do ciclo básico. Essas disciplinas também contribuem para a formação do Administrador, pois o curso está inserido na área de humanas, ciências sociais. Com o decorrer do curso, as disciplinas do ciclo profissional começam a ser estudadas também.

Conheça a seguir algumas disciplinas de grades curriculares de cursos de Administração, que selecionei em sites de instituições como UERN, FGV, Mater Chisti, PUC, Ufersa e UnP.

Filosofia, Psicologia, Sociologia, Metodologia Científica, Ética, Estatística, Matemática Comercial e Financeira, Empreendedorismo, Introdução à Teoria Geral da Administração (TGA), Chefia e Liderança, Recursos Humanos (Gestão de Pessoas), Organização, Sistemas e Métodos, Administração da Produção, Pesquisa Operacional, Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais, Administração Financeira, Sistemas de Informações Empresariais, Direito Administrativo, Comportamento do Consumidor, Qualidade Total, Ecologia de Empresas, Teoria das Organizações, Administração de Vendas, Estratégia Empresarial, Processo Decisório, Orçamento Empresarial, Marketing, Instituições de Direito Público e Privado, Logística, Gestão da Informação, Contabilidade de Custos, Direito Comercial e Tributário, Contabilidade, Administração Rural, Direito do Trabalho, Introdução à Economia, Consultoria Empresarial, Informática Aplicada à Administração, Administração Hospitalar, Auditoria, Comunicação Administrativa, Clima e Cultura Organizacional, Relações Públicas e Humanas.

Muitas vezes, uma disciplina estudada em uma faculdade possui praticamente a mesma ementa da que é estudada em outra, mudando apenas a nomenclatura. Algumas dessas disciplinas têm muitas informações e são divididas em duas. Por exemplo: Em um semestre temos a TGA I, em outro a TGA 2, Administração da Produção I e Administração da Produção II.

O estudante pode enriquecer a sua formação acadêmica participando das atividades de ensino, pesquisa e extensão, eventos como congressos, encontros, simpósios e tentar aproveitar ao máximo estágios e oportunidades práticas, pois, embora o curso tem muita teoria, o exercício da profissão exige muita prática e competência.

Bom, chegamos a o fim da postagem. As informações mostraram um pouco do curso de Administração, importantíssimo para um mundo melhor. Um curso que você leva para a vida profissional (e pessoal também).

Um abraço!
Crédito da imagem: barsik (Stockxpert.com)

Nenhum comentário: