segunda-feira, 13 de julho de 2009

Disputa acirrada!

Administração é uma das carreiras mais procuradas nas instituições de ensino superior no Brasil. Não localizei informações mais recentes, mas soube que o Censo da Educação Superior 2007 mostrou que 16,4% do total das matrículas são de alunos dos cursos de administração, representando 798.755 alunos. Em 2007 foi o curso com o maior número de matriculados.

Esses números refletem em um desafio frente aos milhares de administradores que vêm se formando ao longo dos anos: É preciso estar entre os melhores para competir e se destacar no mercado, pois a cada ano mais de cem mil bacharéis estão sendo formados nas centenas de faculdades desta área em todo o país.

Os outros cursos mais procurados foram direito, pedagogia, engenharia, comunicação social e enfermagem. Administração, juntamente com esses cinco cursos citados, respondem por 51,2% das matrículas de todo o ensino superior elencado no senso, ou seja, mais da metade das matrículas estão concentradas nessas seis carreiras. O restante das matrículas ficou distribuído em outros 77 cursos tipos de graduação.

Características como visão sistêmica e empreendedora, liderança, bom relacionamento e boa comunicação farão diferença significativa para o profissional no mercado de trabalho.
É interessante lembrar que para trabalhar legalmente como administrador, o bacharel deve efetuar o seu registro no CRA (Conselho Regional de Administração).

Crédito da imagem: vacuum3d (Stockxpert.com)

Nenhum comentário: