sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Kaizen para a vida

A melhoria contínua vem sendo uma estratégia bastante almejada pelas organizações na busca pela melhoria constante, seja na administração da produção, na gestão financeira, no atendimento, nas vendas etc. Quando buscamos aplicar a melhoria contínua, é comum estudarmos uma palavra chamada kaizen, termo de origem japonesa, que passou a ser abordado em meados so século XX para estudos de gestão associados a melhoramentos.


Kaizen nada mais é do que uma filosofia de gradual e de contínuo melhoramento, onde buscamos envolver os diversos integrantes da organização, de forma que o trabalho em equipe passa a ser valorizado. O kaizen não deve ficar restrito apenas a realização de resultados, deve ir além, promovendo otimização de recursos, com o uso racional de tempo, dinheiro e processos administrativos. Para o kaizen, o mais importante não é a dimensão da melhoria, o que de fato importa é que as melhorias sejam contínuas e constantes, que sejam percebidas à medida que períodos vão sendo progredidos.

Diante da turbulência que muitas nações têm enfrentado de 2008 até meados de 2009, o kaizen pode ser apreciado por muitos como uma ferramenta estratégica para que a organização conquiste resultados cada vez melhores, mesmo diante limitações, como a escassez de recursos, pois, mais do que nunca, está sendo necessário realizar cada vez mais com o mínimo possível, utilizando ferramentas, recursos e processos de maneira inteligente. Isso envolve buscar melhorar cada vez mais na gestão de custos e de tempo.

Em linhas gerais, kaizen significa melhoramento e, aplicado essa ideia em nossa vida, significa buscarmos melhorias a cada dia, de forma que busquemos que o hoje possa ser melhor do que ontem, que o amanhã, melhor do que hoje. É aplicando essa filosofia de gestão ao nosso dia-a-dia que poderemos desenvolver nossa constância de propósitos, relacionamento interpessoal, capacidade de gerenciamento, além da disciplina. Enfim, é através da aplicação do kainzen que poderemos não só nos tornar mais produtivos, como também aprimorarmos o nosso desenvolvimento pessoal e profissional a cada dia.

Sendo assim, caro/a leitor/a, hoje pode ser melhor do que ontem. Vai depender muito de você. Então, mãos à obra com a filosofia do kaizen na cabeça.

Crédito da imagem: duchesssa (Sxc.hu).

Nenhum comentário: