sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A importância dos códigos e manuais nas empresas

Manual do colaborador, manual do funcionário, manual de integração... Independente da nomenclatura utilizada, esses manuais que costumamos receber, ao sermos admitidos em uma empresa, possuem uma significativa importância para que conheçamos melhor a empresa, o que deve, o que pode, o que não deve e o que não pode fazer.

A própria palavra manual, para muita gente, já remete ao termo burocracia, por muitos interpretado inadequadamente. Burocracia constitui um método de controle das organizações, quando aplicada e utilizada de maneira objetiva e sensata.

É através de códigos, manuais e normas que o trabalhador saberá de seus direitos, deveres, bem como poderá conhecer ainda mais o perfil e cultura da organização a qual está vinculado. Há empresas que, além de arquivarem o registro de recebimento do documento, registra ainda a assinatura em um termo de ciência sobre a leitura do manual.

Informações da empresa como a visão, missão, valores, certificações, direitos, deveres, penalidades, estrutura organizacional, SMS (segurança, meio ambiente e saúde), contatos, entre outras, podem ser encontradas nesses manuais.

Como parte avulsa ou integrante dos manuais, podemos receber ainda, dependendo da organização, um código de conduta, um código de ética, demostrando que a empresa tem propriedades, valores e objetivos. O ideal seria que toda empresa, independente do porte, tenha uma manual, um código de ética, enfim que tenha uma documentação que oriente os seus colaboradores à missão dessa empresa, através de bons princípios éticos e morais.

Dispensar a leitura desses documentos, além de demostrar desinteresse por parte do empregado, contribui para uma cultura que pode disseminar a indisciplina e a falta do compromisso que foi assumido na admissão. Por mais que esses documentos contenham informações que pareçam óbvias, conhecê-los integralmente enriquece a sua concepção e conhecimento, além de firmar o compromisso com o negócio no qual se está inserido..

Portanto, ler e conhecer o que a sua empresa é, como faz e aonde quer chegar é de fundamental importância tanto para o seu crescimento quanto para o dela.

Crédito da imagem: gravityx9 (Sxc.hu)
.

Nenhum comentário: