
A própria palavra manual, para muita gente, já remete ao termo burocracia, por muitos interpretado inadequadamente. Burocracia constitui um método de controle das organizações, quando aplicada e utilizada de maneira objetiva e sensata.
É através de códigos, manuais e normas que o trabalhador saberá de seus direitos, deveres, bem como poderá conhecer ainda mais o perfil e cultura da organização a qual está vinculado. Há empresas que, além de arquivarem o registro de recebimento do documento, registra ainda a assinatura em um termo de ciência sobre a leitura do manual.
Informações da empresa como a visão, missão, valores, certificações, direitos, deveres, penalidades, estrutura organizacional, SMS (segurança, meio ambiente e saúde), contatos, entre outras, podem ser encontradas nesses manuais.
Como parte avulsa ou integrante dos manuais, podemos receber ainda, dependendo da organização, um código de conduta, um código de ética, demostrando que a empresa tem propriedades, valores e objetivos. O ideal seria que toda empresa, independente do porte, tenha uma manual, um código de ética, enfim que tenha uma documentação que oriente os seus colaboradores à missão dessa empresa, através de bons princípios éticos e morais.
Dispensar a leitura desses documentos, além de demostrar desinteresse por parte do empregado, contribui para uma cultura que pode disseminar a indisciplina e a falta do compromisso que foi assumido na admissão. Por mais que esses documentos contenham informações que pareçam óbvias, conhecê-los integralmente enriquece a sua concepção e conhecimento, além de firmar o compromisso com o negócio no qual se está inserido..
Portanto, ler e conhecer o que a sua empresa é, como faz e aonde quer chegar é de fundamental importância tanto para o seu crescimento quanto para o dela.
Crédito da imagem: gravityx9 (Sxc.hu).
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