sábado, 21 de julho de 2012

Enead Natal 2012


Enead Natal 2012: "Novos valores sociais: se incomode."

"Capital Social: As Tendências da Gestão Colaborativa." Este foi o temário da 38ª edição do Encontro Nacional dos Estudantes de Administração - Enead. O evento foi realizado no período de 16 a 20 de julho de 2012, na capital potiguar, reunindo centenas de estudantes de todo o Brasil, no Centro de Convenções de Natal.


Os pontos positivos superaram os pontos de melhoria, fazendo o Enead Natal 2012 entrar para a história, com um temário diferente dos tradicionais. São em eventos como esse que o participante pode obter proveito, levando para casa um legado de informações e conhecimentos, além poder fazer networking e aproveitar momentos de lazer com as festas.

Confira abaixo um pouco do que rolou no maior evento universitário de estudantes de administração do país.


Segunda-feira, dia 16

O dia mais esperado começou por volta do meio-dia, com a chegada das delegações e a realização do credenciamento. Pelo Centro de Convenções, avistava-se ônibus de diversas cidades do país, trazendo gente com diferentes sotaques.  Em seguida, as delegações foram preparar suas acomodações no alojamento, pois mais tarde a programação científica e cultural teriam início.

Abertura do Enead 2012. 
Foto: Marcilio França

Momento cultural. Apresentação do Projeto Pau e Lata. Som contagiante.
Foto: Marcilio França


Já na primeira palestra, o auditório ficou lotado com a palestra show "O Segredo do Fracasso: Oportunidades, Dificuldades e Decisões de Carreira", com Murilo Gun.

Foto: Marcilio França

Festas da segunda-feira: IntegrAdm (festa de integração) e Me Leva Brasil.

Terça-feira, dia 17

O segundo dia de Enead teve um foco em empreendedorismo. Quem abriu a programação deste dia foi a Profª. Sandra Mariano, da Universidade Federal Fluminense (UFF), proclamando as palestras "Empreendedorismo como carreira: a intenção empreendedora dos alunos dos cursos de Administração." e "Ambiente e negócios para empreender no Brasil: oportunidades e desafios."


Foto: Marcilio França


Durante o dia, além das palestras, tiveram início as atividades acadêmicas, como apresentações de resumos e artigos, que estão concorrendo ao Prêmio Enead de Iniciação Científica, cujo resultado deve ser divulgado nos próximos dias.

Durante a tarde, houve o Bloco Jovens Empreendedores, com a participação de   Leonardo Rêgo, prefeito do município de Pau dos Ferros. O prefeito é formado em Administração e falou sobre gestão no setor público. Na sequencia da foto, Alfredo Júnior, da StandService Arquitetura Promocional. Em seguida, Adriano César, da FATORH Consultoria e, por fim, Leandro Vieira, do Portal Administradores, que mediou o debate.

Foto: COE/Facebook do Enead 2012

Durante a manhã, tarde e noite, houve programação científica e, ao final das palestras noturnas, os estudantes foram transportados para o Sancho Music Bar, onde aproveitaram a festa Enead Fantasy (festa fantasia), uma mistura  divertida de culturas, cores e formas.

Foto: COE/Facebook do Enead 2012

Festa da terça-feira: Enead Fantasy.


Quarta-feira, dia 18

Na quarta-feira, houve a continuidade a programação científica e cultural. Durante o dia, além das palestras, o participante podia optar por assistir palestras ou apresentações dos trabalhos científicos.

Durante o dia, o professor Adm. Ricardo Verçoza, apresentou a palestra "Balão Mágico das Conexões: Uma Educação Consciente para a Gestão Colaborativa."

Foto: COE/Facebook do Enead 2012

A foto seguinte mostra a graduanda em Administração, Cristiane Pontes, de Mossoró/RN, apresentando o seu trabalho de pesquisa para a banca avaliadora e demais presentes. O trabalho de Cristiane foi um dos 25 selecionados para serem apresentados no Enead 2012.

Foto: Marcilio França

Na programação vespertina, entra em cena o Bloc Crowd, com temas interessantes, certamente novidade para muita gente. Os debatedores apresentaram seus temas e, em seguida, um bate-papo tomou de conta do ambiente. Na sequencia da foto, após Diogo, Daniel Larusso (do nos.vc) apresentou o tema crowdlearning. Rafael Zatti (do ideias.me) apresentou o crowdsourcing. Na direita da foto, Rodrigo Maia (do catarse.me), que apresentou o crowdfunding.

Foto: Marcilio França

De uma maneira geral, crowdlearningcrowdsourcing crowdfunding, dizem respeito à redes de colaboração, onde é possível compartilhar informações e colaborar  com a promoção de aprendizados, conhecimento e ideias empreendedoras.

Festa da quarta-feira: Arraiá do Enead.


Quinta-feira, dia 19

A quinta-feira foi o último dia de programação acadêmica e científica, contando ainda com minicursos e apresentação de cases.

Durante o dia, além de palestra, os participantes ainda podiam optar por assistir ao minicurso "Como elaborar um artigo científico", ministrado pelo Prof. Lucas Ambrósio.

Foto: COE/Facebook do Enead 2012


Durante a tarde, o Bloco Negócios Sociais foi o assunto mais comentado no auditório. No palco, estiveram Diogo Costa (diretor acadêmico) e Bárbara Lopes (diretora geral do Enead). Estiveram também, para compor o debate, Marcel Fukayama (CDI Lan), Tiago Dalvi (Solidarium) e Omar Haddad (Sementes de Paz). Foram apresentadas ideias interessantes de jovens que apostam em negócios sociais. Um exemplo foi o de Omar, que evidenciou, no contexto de novos negócios sociais, a importância da agricultura ecológica. "Não existe sustentabilidade sem agricultura ecológica", afirmou Omar.

Foto: Marcilio França

A última palestra do Enead foi presidida por Wagner Siqueira, presidente do CRA/RJ. O palestrante abordou "Desenvolvimento Sustentável - Perplexidades e Obstáculos".

Foto: Marcilio França

Wagner começou suas palavras dizendo: "Vou fazer uma palestra politicamente incorreta", ao se referir sobre as receitas prontas existentes nos estudos da administração. Segundo ele, as empresas precisam saber atuar de forma mais humana, valorizando os colaboradores e o sistema de produção.* 
*(Informação da página do Facebook do Enead).

Festa da quinta-feira: Arribaaa! Festa da Tequila.


Sexta-feira, dia 20

O dia foi dedicado ao turismo e lazer na capital potiguar.
Foto: Canindé Soares

De uma maneira geral, o Enead, em minha opinião, foi um sucesso. Os envolvidos, a COE e Bárbara Lopes (uma jovem talentosa e com muita energia) estão de parabéns pela concretização deste projeto.

Foto: Marcilio França

Festa da sexta-feira: "2012: End of the world"

Em suma, isso foi um pouco do Enead Natal 2012. Em concomitância, foram realizadas diversas atividades e palestras, não sendo  possível mencionar cada parte do evento. Espero que você, car@ leitor@ tenha gostado desta postagem. Um abraço. =)


Enead 2013

A capital eleita para ser a cidade-sede da 39ª edição do Enead foi anunciada no encerramento do Enead 2012. Belém, no Pará, sediará o Enead 2013.

Um comentário:

Marcilio França disse...

Olá, Claudiana. Tudo bem. Espero que contigo também. Obrigado pela visita. Que bom que gostou do blog. Visitarei o seu blog sim.
Um abraço. =)