quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Brasileiro está mais preocupado com meio ambiente que com inflação

Fonte: InfoMoney/UOL Economia.

O aumento de preços já não é motivo para tantas preocupações quanto os temas ligados ao meio ambiente, ao menos para os brasileiros. O aquecimento global é mais preocupante para os consumidores do Brasil do que a variação dos preços.


Pesquisa realizada pela Kantar WorldPanel, divulgada nesta quarta-feira (17), mostra que o aumento dos preços foi citado por 35% dos consumidores como um item preocupante, ao passo que a crise financeira recebeu 30% das menções.


Por outro lado, o aquecimento global preocupa 53% dos brasileiros. Apesar do percentual ser significativo nesse quesito, a segurança foi o item mais citado pelos entrevistados, com 62% das respostas.


Considerando outras cidades da América Latina analisadas para a pesquisa, a questão do aquecimento global também ficou em segundo lugar, sendo citada por 47% dos consumidores e perdendo novamente para a segurança, que recebeu 60% das menções.


O futuro dos filhos é o principal motivo para que os consumidores consultados se preocupem com o meio ambiente, ao ser citado por 63% dos pesquisados.


Percepção verde


A pesquisa mostra que o problema do aquecimento global está cada vez mais presente na vida da baixa renda, que tem cada vez mais consciência sobre o assunto. No ano passado, 59% dos consumidores entrevistados tinham conhecimento sobre o tema. Esse índice passou para 83% neste ano.


Ao medir o grau de consciência verde dos consumidores, a Kantar verificou que a cidade de Lima, capital do Peru, é a que se destaca, atingindo a maior pontuação (78) para o tema. La Paz, na Bolívia, ficou em segundo lugar, com 71 pontos no índice de consciência verde.


As cidades de Quito, no Equador, e Bogotá, na Colômbia, vieram atrás, com 70 pontos cada. Para compor o indicador, a pesquisa avaliou itens como o uso racional de água, hábito de tirar da tomada aparelhos que não estão em uso, entre outros comportamentos que causam impactos diretos sobre o meio ambiente.


Sobre a pesquisa


A pesquisa foi realizada em 16 cidades da América Latina e consultou 9 mil domicílios.

Nenhum comentário: