quarta-feira, 13 de junho de 2012

Responsabilidade Social Empresarial

No mês passado tive a oportunidade de estar presente em um evento da Cadeia Produtiva de Petróleo, Gás e Energia do RN. Na ocasião, conheci Marcelo Dantas Nepomuceno, Gerente Executivo de Responsabilidade Social do SESI/RN. Marcelo foi um dos palestrantes do evento, abordando a responsabilidade social como um diferencial competitivo. Antes da palestra, conversamos um pouco sobre o assunto, o que despertou-me a curiosidade de postar algo a respeito por aqui.


É sabido que hoje o papel que uma empresa desenvolve ultrapassa o conceito de seu negócio. A necessidade cada vez maior de uma atenção voltada para uma conscientização acerca de responsabilidade social põe as empresas em um patamar cuja sua imagem pode ser vista com uma melhor reputação quando a organização é adepta de uma política e compromisso com Responsabilidade Social Empresarial - RSE.


Fotografia realizada em janeiro de 2012,às margens da BR 110, entre Mossoró e Areia Branca/RN.

Para ampliarmos a nossa visão sobre o tema, eis algumas definições de responsabilidade social empresarial:


O conceito de Responsabilidade Social Empresarial foi lançado no Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável em 1998, na Holanda:

"Responsabilidade Social Corporativa é o comprometimento permanente dos empresários de adotar um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico, melhorando simultaneamente, a qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo."


Segundo o Instituto Ethos, o conceito de RSE está relacionado com a ética e a transparência na gestão dos negócios.

"Responsabilidade social empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais." Fonte: Ethos.


Destarte, é importante que as empresas devam não somente apoiar projetos sociais. Devem ir além, compreendendo a abrangência do conceito de  RS, e inserindo esta cultura em sua gestão, prezando pela adesão ao compromisso o desenvolvimento sustentável, sustentabilidade empresarial e bom relacionamento com os seus stakeholders.


Sem dúvidas, se, aos olhos da sociedade, uma organização X goza de uma melhor reputação em relação à organização Y, a organização X terá mais chances de sucesso. E parte dessa reputação pode ser obtida com RSE.

Fonte de informações:
Responsabilidade Social Empresarial: Cartilha / FIERN. CORES. - Natal, 2011.
Crédito da imagem: Marcilio França

Nenhum comentário: