quinta-feira, 18 de junho de 2009

Marketing Olfativo

Uma nova especialização na área de marketing vem ganhando espaço no mercado: é o marketing olfativo. Surgiu nos últimos anos em virtude da necessidade de novas formas de despertar a atenção de consumidores, seja na odorização de ambientes ou de materiais. Em grandes empresas, por exemplo, já há profissionais contratados para trabalhar com o cheiro e suas aplicações.

O marketing olfativo objetiva atrair o consumidor através de fragrâncias, que são estudadas e aplicadas de acordo com o perfil de cada produto ou serviço. O cheiro pode impactar positivamente a emoção das pessoas, induzindo-as na hora da compra.

Os marketeiros olfativos estudam e desenvolvem essências para perfumar lojas de roupas, carros, papéis, enfim, uma infinidade de aplicações do marketing olfativo podem agregar valor ao que se pretende comercializar.

Não é por acaso que concessionárias de veículos, boutiques, lojas de produtos para bebês, lojas de plantas, dentre muitas outras, têm apostado também nesta modalidade do marketing como ferramenta positiva para o aumento de vendas, trazendo algo mais além das estratégias de marketing que envolvem visão, audição, tato e paladar.

É o marketing olfativo em crescimento, traduzindo-se como uma interessante ferramenta de comunicação... e de marketing também! Afinal, quem não gosta de um cheiro agradável por perto?

Nenhum comentário: