sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Contabilidade aplicada à administração

Contabilidade é uma ciência que estuda e controla o patrimônio das organizações, abrangendo aspectos quantitativos e qualitativos, provendo importantes informações sobre recursos de determinada entidade.

Como percebemos, a contabilidade é um termo que está inserido no mundo corporativo e, como não poderia deixar de ser, o a dministrador irá deparar-se com situações nas quais terá que tomar decisões a partir de informações geradas pela contabilidade.

Para o administrador, então, a maior utilidade do conhecimento contábil é a aplicação desse conhecimento à administração de organizações.

A administração e a contabilidade são áreas que, dependendo da situação, podem ser trabalhadas conjuntamente. A contabilidade proverá registros, demonstrações, escriturações, relatórios etc, que servirão de insumos para que o administrador, a partir da análise e interpretação dessas informações, possa realizar com mais segurança e embasamento, o processo de tomada de decisão.

Cientes dessa relação entre administração e contabilidade, é comum encontrarmos disciplinas da área contábil em grades curriculares de cursos de administração. Vejamos exemplos de algumas: Contabilidade Geral, Contabilidade Aplicada à Administração, Contabilidade de Custos, Contabilidade Gerencial, Contabilidade Comercial, Contabilidade e Análise de Balanço, Contabilidade Industrial etc.

Como a adminstração possui um vasto campo que compreende várias áreas de conhecimentos, estudar contabilidade é uma questão de incremento da interdisciplinaridade do profissional. Aprender a analisar e interpreter informações de cunho contábil renderá uma melhor gestão, ainda mais no que diz respeito a decisões que envolvam a saúde econômica e financeira de uma organização.

Nenhum comentário: