sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Brasil está entre os 40 da indústria de TI

O Brasil ocupa a 40ª posição no ranking global do índice de competitividade da indústria de TI, divulgado hoje pela Economist Intelligence Unit.

O país alcançou 36,6 pontos de um total de 100 no índice global. Os outros países da América Latina que mereceram destaque são o Chile (27º), Argentina (41º), México (48º) e Colômbia (52º). Já os países que formam o bloco BRIC estão muito próximos na tabela: Rússia em 38º, China o 39º, Brasil em 40º e Índia na 44ª colocação.

O estudo, patrocinado pela Business Software Alliance (BSA), analisa e compara os ambientes de tecnologia da informação (TI) de 66 países, incluindo o Brasil, para determinar em que medida eles proporcionam competitividade ao setor de TI.

“No clima econômico atual, fomentar um forte setor de tecnologia é mais importante que nunca”, diz Frank Caramuru, diretor da BSA no Brasil. “A tecnologia pode impulsionar a recuperação econômica e gerar crescimento em longo prazo”.

Os dados revelaram que o país teve melhor desempenho no ambiente geral de negócios, em pesquisa & desenvolvimento e no apoio à indústria de TI. Áreas que podem ser melhoradas incluem capital humano, infraestrutura de TI e ambiente legal.

“Globalmente, o setor tem suportado bem a crise, apesar da redução de gastos em tecnologia, diz Denis McCauley, diretor de pesquisa em tecnologia do Economist Intelligence Unit. “Em vez de tomar medidas de curto-prazo para impulsionar a produção do setor ou em dar apoio a produtores de TI que enfrentam problemas, os governos deveriam se focar no fortalecimento dos fatores fundamentais da competitividade do setor em longo prazo”.

Fonte: Notícias InfoOnline
Crédito da imagem: Anykeen (Stockxpert.com)

Nenhum comentário: