quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Incubadora de empresas

Certamente você já ouviu falar sobre casos em que bebês pré-maturos precisam ficar um período incubados, pois os primeiros dias de vida desse recém-nascido precisa de uma atenção e cuidados especiais.

Adaptanto essa ideia ao contexto empresarial, existem as incubadoras de empresas. Uma incubadora de empresa consiste em um ambiente que provê assessoria, infraestrutura, qualificação e network para a empresa que está engatinhando.

A incubadora tem considerável contribuição na redução da mortalidade de empresas. Aqui no Brasil, a importância das incubadoras aflora, ainda mais quando vemos estatísticas apontando altos índices de fechamento de empresas não incubadas. Os principais motivos do fechamento são a falta de planejamento, qualificação e estruturação do negócio.

Podemos encontrar núcleos de incubação em instituições acadêmicas, em parcerias com o poder público, iniciativa privada e outras entidades. No estado do Rio Grande do Norte, o IFRN, implantou em 1998, o Núcleo de Incubação Tecnológica (NIT), que tem como missão contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico do estado, através da geração de novas empresas inovadoras, que desejam transformar seus conhecimentos, idéias em produtos e/ou serviços competitivos no mercado. O NIT já possui empresas graduadas e que estão em pleno funcionamento no mercado de trabalho.

Em breve, Mossoró ganhará uma incubadora de empresas, através de uma parceria entre a UERN, prefeitura (Funger) e o Sebrae. Segundo informações de matéria publicada no site da Prefeitura de Mossoró, 'a Prefeitura entrará com a estrutura logística, veículos para deslocamentos de equipes e funcionários de apoio, enquanto a UERN cederá técnicos em administração de empresas para capacitação dos empresários e o Sebrae custeará a realização das atividades, além de suporte técnico.'

Uma empresa poderá ser incubada sob duas modalidades: residentes e não-residentes. A diferença é que na primeira, a incubação conta com apoio infraestrutural, enquanto que na segunda, não. As incubações não-residentes não contemplam assessoria com base em recursos tangíveis.

Depois que passa por uma encubadora, a empresa tem mais chances de obter sucesso no mercado, pois, normalmente, os projetos de empreendedorismo das empresas candidatas para incubação, passam por uma seleção, onde os melhores, a partir de então, têm a oportunidade aprender e desenvolver ações de gestão, marketing, RH, contabilidade, finanças, produção, serviços etc.
A sociedade só tem a ganhar!

Crédito da imagem: endostock (Stockxpert.com)

3 comentários:

Amauri Designer disse...

parabéns pela matéria Marcílio, muito legal!

valeu

Anônimo disse...

Muito iteressante... é isso ai garoto cultura!.

Marcilio França disse...

Valeu, Amaurí. Que bom que gostou. Obrigado por sua visita.