quinta-feira, 8 de outubro de 2009

UERN inaugura nesta quinta, 8/10, Centro de Incubadora de Empresas

Será inaugurado logo mais às 19h desta quinta-feira, 8/10, o Centro de Incubação Tecnológica do Semiárido (CITECS). O ato solene acontecerá no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC-UERN) e contará com as presenças do reitor da UERN, Milton Marques de Medeiros; da gerente do Programa de Incubadoras do Serviço Brasileiro de Apoio Micro e Pequena Empresa (Sebrae Nacional), Maria de Lourdes e Silva; do diretor de Administração e Finanças do Sebrae/RN, Murilo Diniz, e da presidente da Fundação de Apoio à Geração de Emprego e Renda (FUNGER), Isabel Montenegro.

O CITECS, incubadora de empresas da UERN, surgiu a partir de um projeto de extensão do Departamento de Administração (DAD/UERN), idealizado pela professora Ana Augusta da Silva Campos (doutoranda em Salamanca/Espanha).

De acordo com a professora Jacinta de Fátima Martins Malala, atual coordenadora do projeto, o CITECS consta de 3 espaços: o hotel de projetos, que funcionará no Campus Central da UERN, e será local onde haverá o desenvolvimento de idéias de empreendimentos inovadores; a incubadora propriamente dita, que vai ficar instalada na agência 2 da Funger (rua Sabino Valentim, s/n, conjunto Walfredo Gurgel - Alto de São Manoel), e ainda um escritório, que será sediado na agência central da Funger (rua Rui Barbosa, Centro).

A professora Jacinta Malala destaca que a incubadora tem como objetivos: apoiar técnica e gerencialmente as micro e pequenas empresas inovadoras e tradicionais; disponibilizar serviços técnicos especializados; fortalecer a capacitação empreendedora, e estimular a criação e implantação de novas empresas no mercado.

Ela cita que a vantagem de uma empresa incubada é que ela vai contribuir para o desenvolvimento socioeconômico. "Isso acontece porque a incubadora induz o surgimento de unidades produtivas; aumenta a taxa de sobrevivência das empresas, reduz o volume de capital necessário para montar uma empresa e apóia o desenvolvimento local", afirma. A redução de custos ocorre porque há uso compartilhado de material.

Além da inauguração do CITECS haverá a assinatura de convênio entre a prefeitura (via Funger), Sebrae (que dará o aporte técnico-financeiro) e a UERN, que oferecerá os conhecimentos técnicos-especializados, e o lançamento do edital público de seleção dos incubados. Serão oferecidas 2 vagas para incubadas residentes e 3 à distância.

Jacinta Malala destaca que uma incubadora é um local onde as empresas recém-criadas estão concentradas em um espaço específico, cujo objetivo é melhorar a taxa de sobrevivência por meio do fornecimento de um espaço mobilar, com recursos básicos (telefone, fax, computador e apoio de gestão). "A principal ênfase de uma incubadora é o desenvolvimento local e regional", frisa.

Fonte: (Agência de Comunicação da UERN, em www.uern.br).

Nenhum comentário: