domingo, 11 de outubro de 2009

Programa de trainee: ótima oportunidade para desenvolver carreira

Uma ótima oportunidade para o universitário recém-formado , ou aquele que está em reta final de curso, para fazer carreiras em empresas nacionais e internacionais, são os programas de trainees.

Não devemos confundir o estagiário com o trainee. Enquanto o estagiário ingressa na organização para aprender via estágio, como um ato educativo, o segundo vai além, ingressando como um funcionário com um plano de permancência e crescimento na empresa.


Quando um trainee é admitido, ele passa por um programa estruturado de treinamento e desenvolvimento, onde poderá lidar com atividades que envolvam, por exemplo, estratégias de gestão, desenvolvendo características de liderança, comunicação, flexibilidade, qualidade etc. Após um determinado período, o trainee poderá ocupar posições técnicas e até gerenciais. Em muitas empresas, é comum encontrarmos conhecimento do Inglês, ou de outro idioma estrangeiro, como pré-requisito para participar de um programa de trainee.

Tradicionalmente, a partir do segundo semestre, muitas organizações divulgam processos seletivos para programas de trainee, como vejo em anúncios na Revista Você S/A e sites de vagas e carreira.

Veja algumas empresas que ofertam programas de trainee: Oi, Embraer, Caterpillar, AmBev, Nívea, Votorantim, Unimed, Atacadão, Vale, Camargo Corrêa, Johnson & Johnson, Pernambucanas, Odontoprev, Natura, Mc Donalds, Bobs, Itaú-Unibanco, Nestlé, Sadia, Syngenta, Grupo Pão de Açúcar, Souza Cruz, Grupo Abril, L'oréal, Unilever, Dow, Positivo, O Boticário, Volvo, Riachuelo, Renault, além muitas e muitas outras, inclusive com programas de trainee internacional.

No período de divulgação do programa, é comum a empresa disponibilizar informações de seu programa de trainee em seu site. Normalmente, essas informações pode ser encontradas em links/seções como: 'talentos', 'programa de trainee', 'gestão de pessoas', 'RH', 'trabalhe conosco' etc.

Alguns programas já estão com o período de inscrição encerrado, porém, muitas empresas ainda estão com programas em abertos. Na Oi, o cadastro de currículo pode ser feito até o dia 25 de outubro. Para mais informações acesse o endereço: www.oi.com.br/euquerotrabalharnaoi.



Clique na imagem para ampliar.
Recebi-a, via e-mail, do amigo Everton Lopes.

Crédito da 1ª imagem: Mart1n (Sxc.hu)

Nenhum comentário: