sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Você é resiliente?

A rotina pela qual muitas pessoas passam hoje, vem exigindo cada vez mais dinamismo e disposição. Diante da diversidade humana, há os que sentem dificuldades enormes diante das adversidades, como também há os que têm uma capacidade de melhor encarar e vencer os obstáculos.

Quando alguém possui capacidade de encarar adversidades da vida, capacidade de recuperação e, inclusive, de encarar as barreiras como uma experiência em prol de seu crescimento pessoal e profissional, podemos dizer que esta pessoa é resiliente.

Ser resiliente pode não ser fácil, pois, exige que tenhamos boa dose de autoestima, autoconfiança, disposição, decisão, flexiblidade, enfim, exige que encaremos as dificuldades como experências de aprendizagem, de aperfeiçoamento.

Partindo para uma breve analogia da rotina corporativa, há muitas ocasiões em que os problemas pelos quais passamos não parecem tão sérios o quanto pensamos. O fato é que são tantas demandas acontecendo, em espaços de tempo cada vez menores, que nossa mente sente-se perturbada com tantas variáveis (trânsito, estresse, contas a pagar, resultados a atingir etc). Para buscarmos ser resilientes, primeiramente é preciso conhecer-se e acreditar na fortaleza que existe em si. É uma questão que requer energia, acompanhada de planejamento, estabelecimento de objetivos, metas e prioridades. É ainda uma questão de buscar entender e encarar, com bom humor, a vida como a melhor escola do mundo.
Ao acordar, já temos que tomar certamente a principal decisão do dia: lutar ou recuar. Lutar, vencer e perder nos engrandece. Nos engrandece mais ainda, a disciplina e perseverança, fazendo com que a cada dia consigamos ser um pouquinho mais forte que o dia anterior. É difícil? Pode até ser, mas o principal responsável pelo seu sucesso pessoal e profissional, sem dúvidas, é você!

Não é à toa que o termo resiliência vem ganhado espaço no contexto corporativo, diante da exigência de profissionais cada vez mais fortes, ou ainda, resilientes!
Crédito da imagem: Hannamaria (Stockxpert.com)

Nenhum comentário: