terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Consumidor do século XXI

Muito bom o material produzido pelo Ibope sobre o perfil do consumidor do século XXI, contemplando informações interessantes sobre consumo, comportamentos, atuação, influências, reflexões e felicidade.

consumidor_sec_xxi

Apesar do material ter sido apresentado em outrubro do ano passado, há informações interessantes, que possibilitam reflexões sobre o que está mudando no mercado de consumo.

Através de números do estudo, realizado em países da América Latina, ficou claro que o Brasil é um dos países que se destacaram na realização de compras por parte da população.

O estudo categorizou três pilares que impactam o consumo: imagem, planejamento e novidade. Sobre os brasileiros, foram elencadas informações associadas ao pilar novidade, tais como: mudam de marca frequentemente, constantemente compram produtos por impulso, estão sempre buscando ofertas especiais, sempre procuram a marca dos produtos na embalagem.

O estudo mostrou ainda que o marketing boca a boca proporciona um troca-troca de informações, destacando-se na família e nas amizades. Esses consumidores receberam três categorias: conectores, bem informados ou influentes. Roupa foi um produto que destacou-se nos três perfis de quem faz o marketing boca a boca.

Outra informação interessante que a pesquisa mostrou foram os três fatores considerados as principais formas de influência para o consumo: relacionamentos, mídias e pontos de venda.

Com relação ao que faz o consumidor do século XXI feliz, foram destacados: Estar em paz com a família; ter muita saúde, realizar-se profissionamente e, por fim, ter mais dinheiro do que hoje.

Entender sobre perfils consumidores é de suma importância para os administradores, ainda mais para os que trabalham diretamente com práticas mercadológicas. A partir do momento em que o gestor tem o conhecimento sobre que fatores estão influenciando o pensamento de consumidores, quais as tendências de consumo e que produtos e serviços estão em declínio, mais chances ele terá de gerir a condução do negócio no competitivo mercado de hoje.

Se você deseja obter mais informações, clique aqui e acesse o página do estudo, associada ao site do Ibope.

Crédito da image: site do estudo.

Nenhum comentário: