terça-feira, 27 de abril de 2010

Iniciando estudos de estratégia empresarial

Semana passada, foi iniciada na faculdade a primeira aula da disciplina Estratégia Empresarial. Em uma análise comparativa das disciplinas até então vistas na grade do curso, considero esta uma das mais importantes do mesmo, pois, são através de estratégias que a administração acontece.

Partindo da afirmação de que administrar uma organização, por exemplo, é conduzí-la, conciliando pessoas e recursos a fim de atingir determinada missão, o administrador precisa fazer uso de estratégias que visem alcançar os objetivos organizacionais.

Mas o que vem a ser estratégia? Para iniciarmos, veja a ilustração a seguir:

Estratégia é um método sobre como iremos atingir a realização de determinado objetivo, é a maneira como iremos atuar em um objetivo para a realização do mesmo.

Veja o exemplo que segue, cuja situação é fictícia.
"O concurseiro João Novaes Silva, aprovado em primeiro lugar no último concurso para auditor da Receita Federal, concederá entrevista coletiva hoje, às 19h, no auditório do Centro de Convenções da cidade. Na ocasião, o concurseiro falará sobre toda a sua trajetória de estudos até a aprovação, bem como de caminhos sobre como passar em concursos públicos."

Note que na entrevista, João falará sobre caminhos para aprovação. Ele concederá dicas, estratégias de como passar em um concurso público.

Quando um gestor administra uma organização, não há como fugir da estratégia. É através de alguma estratégia que o administrador conduzirá o negócio, juntamente com pessoas e recursos para a realização de uma missão.

A administração, ou qualquer outra área, prezará por resultados. Resultados são obtidos através de alguma estratégia, boa ou má, eficiente ou não, equivocada ou não, enfim, estratégia é algo presente nas pessoas, independente de ser bem vista ou não.

Estudar estratégia, ainda mais estratégia empresarial, compreende um estudo mais abrangente, envolvendo outras variáveis e conceitos. Planejamento, decisões, métodos, objetivos, tática, meios, condições, visão, cenários, análises, devem estar associados aos estudos sobre estratégia.


Todo mundo tem uma estratégia, boa ou ruim, coerente ou não. Agora vale uma perguntinha... Qual o seu objetivo profissional daqui a cinco anos? E ainda...
como você conseguirá realizar esse objetivo? Capriche na sua estratégia!

Ilustração: Marcilio França.

Um comentário:

Ministério da Saúde disse...

Caro blogueiro,

A vacina contra Influenza H1N1, vírus que já matou 1.632 brasileiros, está disponível nos postos de saúde pública de todo o Brasil para pessoas com maior risco de desenvolver a forma grave da doença. A vacina foi testada, é segura e já foi utilizada por mais de 300 países do Hemisfério Norte. Sábado, 24, começa mais uma etapa da campanha, voltada agora para a vacinação de idosos com doenças crônicas. No entanto, a população das outras etapas - jovens de 20 a 29 anos, grávidas, crianças maiores de 6 meses a menores de 2 anos e doentes crônicos com menos de 60 anos - ainda podem procurar os postos para se vacinar.


Por isso, é muito importante contar com a sua colaboração! Você pode ajudar por meio de materiais que disponibilizamos especialmente para blogs.

Para mais informações sobre como se tornar um parceiro, escreva para fernanda.scavacini@saude.gov.br

Atenciosamente,
Ministério da Saúde