quinta-feira, 17 de junho de 2010

Administração e suas teorias

As teorias da adminsitração são, sem dúvidas, um importante estudo para um melhor entendimento da administração. Relembrá-las, contextualizando informações das teorias à realidade, é buscar mais conhecimentos e referenciais teóricos para a aplicabilidade da administração.

Chiavenato (2003) diz que a Teoria Geral da Administração (TGA) estuda a administraçãodas organizações e empresas do ponto de vista da interação e da interdependência entre seis variáveis principais. Essas variáveis constituem os principais componentes no estudo da administração das organizações e empresas. Eis as variáveis: tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade.

De certa forma, podemos dizer que é possível aplicar todas essas teorias à situações atuais, no sentido de que o administrador disporá de um conjunto de informações para comparações, adaptções e julgamento de alternativas adequadas para a situação problema com a qual se defrontar.

Veja a seguir um resumo das principais teorias do pensamento administrativo, vistas em um dos livro de Chiavenato, referenciado no rodapé desta postagem.

ANOS

TEORIAS

1903Administração Científica
1909Teoria da Burocracia
1916Teoria Clássica
1932Teoria das Relações Humanas
1947Teoria Estruturalista
1951Teoria dos Sistemas
1953Abordagem Sociotécnica
1954Teoria Neoclássica
1957Toria Comportamental
1962Desenvolvimento Organizacional
1972Teoria da Contingência
1990Novas abordagens

Embora algumas teorias apresentem características que hoje possam não ser consideradas, é importante lembrar que essas teorias foram desenvolvidas de acordo com os perfis e características das suas épocas, apresentando soluções viáveis para os problemas de seus respectivos momentos históricos.

À medida que surgem novas mudanças, novas situações e perspectivas vão sendo pensadas, modificadas, adaptadas e evolúidas para novos estudos. É a evolução constante da teoria da administração.

O que consultei:
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

Nenhum comentário: