terça-feira, 2 de novembro de 2010

A importância da questão ambiental em um plano de governo

Cada dia que passa, mais convicto fico do quão importante é a questão de o meio ambiente ser tratado como um dos pilares estratégicos e prioritários em um programa de governo. Diante dessa importância, que tal discurtirmos um pouco sobre o assunto? Sua participação por aqui enriquecerá este debate.

Há fases em nossas vidas nos condicionam a pensar sobre a importância de que tenhamos não só um presente, mas também um futuro com a garantia de recursos suficientes e necessários para que possamos viver e prosperar. No Brasil, por exemplo, uma dessas fases está no momento de transição da equipe que que conduzirá o nosso país pelos próximos anos. Uma das preocupações maiores, pelo menos deveria ser, é a questão ambiental, pois é pelo meio ambiente, conduzido através de uma política de desenvolvimento sustentável, que poderesmos ter uma vida melhor, inclusive as próximas gerações.

Já se passaram anos, décadas, centenários e o Brasil, assim como muitas nações, é um país que ainda não aprendeu importância da preservação e conservação ambiental como um dos pilares determinantes que condicionará a continuidade da espécie humana aqui na terra. Como um todo, não aprendemos. Pelo menos é o que parece, pois ainda poluímos rios, desperdiçamos energia, produzimos lixo em quantidades exacerbadas e, ainda por cima, não damos uma destinação e tratameno adequados a este lixo, destruímos a flora e a fauna, emitimos quantidades exponenciais de gases que estão comprometendo a camada de ozônio e, consequentemente, elevando a temperatura do planeta, e ainda, estamos caminhando para um colapso no que diz respeito ao abastecimento de água para as futuras gerações.

Qualquer que seja o plano de governo, quaisquer que sejam as áreas estratégicas sobre as quais esse projeto seja posto em prática, é fundamental que se pense como prioridade a questão ambiental (e urgente)! É isso mesmo, urgente porque quanto mais demorarmos para educar e conscientizar as populações sobre a importância do meio ambiente, mais estaremos regredindo, e mais difícil será o desafio de reverter o quadro, pois estudos estimam catástrofes para as quais não há recursos financeiros que paguem soluções. Dá para sentir a importância de um debate entre governo, sociedade, organizações e entidades representativas sobre o assunto, não é mesmo?

É no meio em que vivemos que o governo construirá obras, saneará e urbanizará cidades, desenvolverá planos para geração de emprego, geração de renda, segurança pública, desenvolvimento da agrigultura, ou ainda, é através do meio ambiente que buscaremos desenvolver toda uma infra-estrutura que promova uma vida digna para os humanos. E é aí que se encontra o desafio. Esse meio ambiente precisa ser desenvolvido de maneira sustentável, que garanta a permanência das pessoas e de suas próximas gerações.

O governo deve ter um papel fundamental: condizir um projeto que foque o desenvolvimento sustentável, que foque um conceito que abranja variáveis ambientais, econômicas e sociais, de forma eficientemente geridas. O governo deve fomentar, juntamente com todos os entes sociais, uma política que socialize informações, trabalhe com metas e indicadores, veja a gestão com profissionalismo, trabalhe no combate à corrupção e aprofundamento da transparência e da ética. Pelo que podemos ver, ainda falta muito para que os governos apresentem, e ponham em prática, juntamente com toda a sociedade, um um modelo de gestão ambiental e desenvolvimento sustentável que atenda ao clamor do meio ambiente de todos nós terráqueos.

Diante desse desafio, acredito até hoje que uma das formas mais eficientes de despertar a sociedade para a importância do meio ambiente é através de
educação. Parece bobagem, mas é a partir do momento em que uma criança toma a atitude, consciente, de apagar uma luz ao deixar um ambiente, entender de lixo, zelar pelos recursos hídricos, como também, é a partir do momento em que as pessoas adotem um pensamento crítico e racional acerca de que os recursos naturais são escassos e limitados, que o exemplo de cuidado com o meio ambiente poderá ser seguido e multiplicado de pessoa para pessoa, de geração para geração.

Enfim, é através de cidadãos educados e conscientes que obteremos resultados. Os resultados não virão de um ano para outro, não virão de uma gestão para outra, mas, em um longo prazo, portanto é preciso cuidarmos já! A luta é um desafio macro, é uma responsabilidade de cada um dos habitantes do planeta, para que possamos proporcionar uma vida salutar nesta casa chamada Planeta Terra.

Crédito da imagem: Flavio Takemoto/Sxc.hu

Nenhum comentário: