domingo, 29 de abril de 2012

Mais de 2 milhões devem passar a trabalhar por conta própria até 2015

Se o cálculo do Sebrae estiver correto, os empreendedores individuais vão passar, nos próximos três anos, de 33% para 40% das menores empresas do Brasil
Redação Época

Até 2015, deverá chegar a 4 milhões o número de empreendedores individuais no Brasil, pelas estimativas do Sebrae. Empreendedor individual é o sujeito que trabalha sozinho ou com um único empregado, fatura até R$ 60 mil por ano e tem CNPJ.

Se o cálculo do Sebrae estiver correto, os empreendedores individuais (EIs) vão passar, nos próximos três anos, de 33% para 40% das menores empresas do Brasil (as micro e pequenas empresas que pagam impostos pelo sistema chamado Supersimples). Luiz Barretto, presidente do Sebrae, preparou os números para o Seminário Internacional sobre Pequenos Negócios, agendado para 18 a 20 de abril, em São Paulo. Ele acredita que proliferação dos EIs vai exigir estratégias específicas para que o país tenha melhor ambiente de negócios e incentive mais gente a abrir negócio próprio.

Embora a simples formalização dos negócios seja sempre boa notícia, a expansão dos “nanoempreendimentos” também exige atenção para algumas tendências não necessariamente benéficas – os EIs contratam menos do que as microempresas tradicionais e parte de seu crescimento se deve à prática de grandes empresas convencerem antigos funcionários a se transformar em pessoas jurídicas prestadoras de serviços. Em 2011, a maior parte dos EIs registrados atuava em venda de roupas, acessórios e alimentos; como cabelereiro e costureiro; no reparo de computadores e em obras de alvenaria.

Fonte: Site da Revista Época

Nenhum comentário: