quinta-feira, 9 de julho de 2009

Currículo Lattes

Certamente você já ouviu falar, já tem, ou então poderá conhecer agora o que é um currículo Lattes.

O currículo Lattes é um currículo disponibilizado na internet, através da Plataforma Lattes, vinculada do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Cietífico e Tecnológico). O termo Lattes vem do nome de César Lattes, um cientista brasileiro que tornou-se um ícone na produção científica mundial.

A Plataforma Lattes consiste em um sistema de informação que aloca uma base de dados de currículos e de instituições da área científica e tecnológica. Os usuários podem efeturar o cadastro gratuitamente na plataforma e registrar informações sobre suas atividades de pesquisa, publicações e toda a produção bibliográfica em um modelo de currículo padronizado.

Hoje a Plataforma Lattes conta com cerca de 1.100.000 currículos, sendo que 31% destes são de doutores, mestres e estudantes de pós-graduação e 59% de graduados e estudantes de graduação.


Números sobre o nível de formação dos portadores do currículo Lattes.


A Plataforma Lattes possui ainda em sua base de dados cerca de 4.000 instituições no país, distribuídas entre os setores de ensino, empresarial, privado sem fins lucrativos e governo.


O perfil das instituições credenciadas na plataforma.


Conheci a Plataforma Lattes na universidade, efetuei o cadastro e percebi que é uma ferramenta interessante, ainda mais para aqueles que pretendem disponibilizar um espaço na web para o seu currículo. Os currículos Lattes têm sido procurados por muitas insituições na busca por talentos, assim como também têm sido utilizados por muitas instituições acadêmicas, em processos seletivos para docentes.

Não custa nada lembrar que tão importante quanto manter o seu tradicional currículo atualizado, é fazer o mesmo com o currículo Lattes.

Clique aqui para acessar a Plataforma Lattes.

O que consultei: Site da Plataforma Lattes
Créditos das imagens/gráficos: Plataforma Lattes.

Nenhum comentário: