domingo, 5 de julho de 2009

Uma visita ao Atacadão Mossoró

Na manhã de hoje, 4 de julho, a turma do 7º período do Curso de Administração da UERN, Campus Central, realizou uma visita ao Atacadão, unidade de Mossoró, em nome da disciplina Administração da Produção I, ministrada pelo professor Sérgio Freire.

Durante a visita fomos acompanhados pelo supervisor de estoque, Antônio Lucas, que é aluno do 9º período de Adminsitração da UERN e trabalha no Atacadão Mossoró desde que a loja foi inaugurada. Ele nos orientou durante toda a visita. Inicialmente, assitimos a um um vídeo institucional sobre a empresa. Em seguida, conhecemos o setor de estoque, câmaras frigoríficas, setor de recebimento, setor de avaria, bem como a área de vendas da própria loja. Na oportunidade vimos vários conceitos e situações que são uma continuidade do que trabalhamos em sala de aula. Informações sobre custos, pessoas, gerenciamento de estoque, gerenciamento de tempo, qualidade, logística e até estudo de layout puderam ser constatadas durante a visita.

Para que um negócio desse porte funcione corretamente, é necessário todo um engajamento de trabalho técnico e humano. Pessoas são treinadas desde atendimento até atividades gerenciais que lhes sejam pertinentes. Vimos que as mercadorias devem ser recebidas, conferidas, transportadas, estocadas e disponibilizadas para venda através de procedimentos que assegurem a qualidade. Trabalhar com estoques, inclusive com produtos alimentícios e de alta perecibilidade, exige agilidade e eficiência em todo o processo da cadeia de abastecimento. Quando levamos em conta que as lojas do Atacadão trabalham com uma variedade muito grande de produtos (mais de 10.000), faz-se necessário cuidados peculiares para cada tipo de produto, desde acomodação, conservação, localização e manuseio.

Considerei que esta visita técnica de suma importância, pois tivemos a oportunidade de absorver informações importantes para a formação acadêmica. Pode-se constatar que a administração tem um papel importante na gestão de um negócio como este, pois através da eficiência de suas áreas complementares como produção, logística, marketing, RH e custos, é possível obter qualidade na padronização de seus produtos e serviços, inclusive na infra-estrutura e processos organizacionais da loja. Através de fotos, percebi que a loja de Mossoró é igual a muitas outras distribuídas pelo Brasil.

O Atacadão é uma rede brasileira de hipermercados atacado e varejista, que em 2007 foi comprada pelo gigante grupo francês Carrefour. A rede Atacadão conta com mais de 50 lojas no Brasil e 06 centros de distribuição (CD). A unidade de Mossoró está localizada na região oeste da cidade, na Avenida João da Escócia, próxima ao Mossoró West Shopping. Funcinando desde julho de 2008, a unidade do atacadão de Mossoró comercializa seus produtos no atacado e no varejo, através do auto-serviço. Sem dúvidas, o Atacadão Mossoró é hoje um importante negócio comercial que vem abastecendo Mossoró e região. Sua loja organizada, climatizada e com amplo estacionamento coberto, proporcionam um bom lugar para compras por parte de consumidores domésticos e por comerciantes de toda a região.


Crédito da 1ª imagem: Site do Atacadão.
Crédito da 2ª imagem: Fórum SkycraperCity.

Nenhum comentário: