segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Accountability

"Accountability: processo cultural". Esse foi o tema da redação para o cargo de auditor, do concurso público da Ufersa, realizado no dia 16 de agosto. Pelo que fiquei sabendo, alguns candidatos não estavam familizarizados como tema (o termo não parece comum para muita gente). Busquei saber o seu significado, pois, até então, não o conhecia. Achei interessante e posto algumas informações a respeito.

Accountability é um termo da língua inglesa, sem tradução exata para o português, que remete à obrigação de membros de um órgão administrativo ou representativo de prestar contas a instâncias controladoras ou a seus representados. Outro termo usado numa possível versão portuguesa é responsabilização.

Accountability é um conceito da esfera ética com significados variados. A partir daí, a palavra ganha conceitos mais abrangentes, associando-se a assuntos diversos como: governança, controladoria, mercado, política, responsabilidade social etc.

Na administração, a accountability é considerada um aspecto central da governança, tanto na esfera pública como na privada, como a controladoria ou contabilidade de custos.

O que consultei: Wikipédia.

Nenhum comentário: