terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Administração: o maior curso do Brasil, em quantidade de alunos

897342

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep/MEC, divulgou resultados do Censo da Educação Superior 2008 e os resultados apontaram administração no topo do ranking dos cursos com maior número de alunos matriculados e alunos concluíntes, totalizando mais de 1 milhão.

O Censo é realizado anualmente pelo Inep e coleta informações sobre as instituições acadêmicas de ensino superior (IES) em suas diferentes formas de organização acadêmica e categorias administrativas; os cursos de graduação presenciais ou a distância; os cursos sequenciais; as vagas oferecidas; as inscrições; as matrículas; os ingressos e concluintes, além de informações sobre as funções docentes.

No rol de cursos, Administração contabilizou 864.223 matrículas e 140.080 concluíntes, somando 1.004.303 estudantes. A planilha a seguir, cuja fonte é do MEC/INEP/DEED, mostra os 30 primeiros cursos.

planilha_cursos
Esses números refletem em um desafio para os estudantes e egressesos do curso de Administração, uma disputa evidente por colocações no mercado de trabalho, diante de tantos concorrentes. Isso sem contar com os muitos que atribuem-se como administradores (mesmo sem a formação acadêmica, estando envolvidos em negócios familiares, por exemplo).

Se você deseja obter mais informações sobre o Censo da Educação Superior 2008, inclusive a planilha completa, clique aqui e acesse o site do Inep.

Crédito da imagem: spekulator (Sxc.hu).

Nenhum comentário: