sábado, 5 de dezembro de 2009

Sistemas de informações nas empresas

1093356 Dentre as várias ferramentas que o administrador dispõe, as tecnologias e os sistemas de informações (SIs) têm uma significativa importância, pois podem contribuir, e muito, para o aumento da eficiência das operações da empresa.

Sistema de informação empresarial pode ser definido como um conjunto interligado de elementos que recebem entradas, processamentos e saídas de informações, visando um melhor controle da organização.

Na busca pela competitividade, as empresas sentem a necessidade de investir cada vez mais na sua excelência operacional, informatizando setores, agilizando vendas de produtos, prestação de serviços, bem como um relacionamento cada vez mais estreito para com seus clientes e fornecedores. Isso pode ser conquistado através de um sistema de informação bem administrado.

Para gerir com SIs, é preciso considerar o contexto tecnológico, humano e organizacional

Não há como falar em sistemas de informações, sem levarmos em conta a TI (tecnologia da informação). TI compreende atividades que envolvem recursos tecnológicos, como equipamentos e programas (hardwares e softwares, respectivamente) que contribuirão e facilitarão a realização dos objetivos organizacionais.

Entretanto, não é somente através da dimensão tecnológica que a empresa conquistará seus objetivos. É preciso estarmos cientes das outras duas dimensões que um sistema de informação empresarial compreende: o fator humano e os processos organizacionais.

O homem é um elemento essencial no contexto de SIs, pois é através das pessoas que o desenvolvimento, a operacionalização e a gestão dos sistemas irão ocorrer.

O contexto organizacional entra em cena facilitando a execução do trabalho, através de processos organizacionais, logicamente delegados estruturados.

Os sistemas de informações empresariais têm evoluído a ponto de integrarem cada vez mais diversas atividades e departamentos de empresas, bem como interligar essas empresas a qualquer outra do globo, inclusive aos seus stakeholders.

O administrador precisa tomar decisões cada vez mais ágeis, precisas e rápidas. Para tanto, é preciso conduzir os negócios integrando os sistemas de informações às pessoas e aos os processos organizacionais. Assim sendo, a empresa terá condições de obter melhores desempenhos e resultados que a torne mais competitiva.

Crédito da imagem: ilco (Sxc.hu).

Nenhum comentário: