terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Está pronto para 2010?

1245824_happy_new_year

2010 vem aí. O que você fez de bom em 2009? O que pretende realizar em 2010? O que precisa melhorar? É nessa época do ano que que sentimentos são renovados, assim como devem ser renovados os nossos compromissos pessoais e profissionais. Para tanto, vamos falar um pouco sobre planejamento.

Para resultados, as ações, sem dúvidas, são importantes. Entretanto, essas ações podem ser realizadas com ainda mais eficiência, se sucedidas de um bom planejamento e disciplina. Planejamento e disciplina... É disso que precisamos em 2010!

O ano pós-crise pode ser um ano promissor, se levados em conta um amadurecimento quanto às deficiências de 2009, um bom planejamento, além de disciplina perante nossas ações.

Não é difícil e lhe consumirá pouco tempo fazer um planejamento estratégico pessoal para 2010. Reserve e coloque em um papel o seu planejamento anual, contendo objetivos e metas. Vale considerar todas as questões que estão no seu cotidiano: suas finanças, seu trabalho, sua família, seus estudos, seu momentos pessoais, não esquecendo de listar o seu bem-estar, a sua qualidade de vida. Comece pelos objetivos, listando o que você deseja para 2010. Em seguida, atribua metas a esses objetivos. Por exemplo: Em 2010 eu quero fazer um curso avançado de planilha eltrônica, cuja meta é iniciá-lo em março e concluí-lo até junho. Descritos os objetivos e as metas, enumere os objetivos em ordem de prioridade para realização.

750005_calendrio

Para complementar, veja algumas dicas para incrementar ainda mais a sua agenda em 2010:

- Busque feedback. Vale procurar mentoria profissional ou até mesmo aquele amigo que te leva a refletir;
- Registre e acompanhe. Use uma agenda, um bloquinho de notas ou um caderno para registrar e acompanhar. Ao final das contas, você poderá comparar e avaliar o previsto com o realizado. Ou ainda, acompanhe a evolução e cumprimento de seu planejamento ao longo de 2010.
- Equilibre quantidade e qualidade. Não adianta construir uma lista enorme de anseios se isso lhe trouxer sobrecarga.
- Administre seu tempo. O seu tempo é o mesmo das pessoas que conquistam altos índices de sucesso. A diferença, muitas vezes, está no bom uso do tempo.

Não tenhamos dúvidas: com um planejamento estratégico pessoal e disciplinado, claro, o seu 2010 pode ser de realizações, de sucesso. O responsável maior pelo seu sucesso é você mesmo! E aí? Pronto para 2010? Mãos à obra!

Crédido das imagens: 1ª imagem: ba1969 (Sxc.hu); 2ª imagem: malko (Sxc.hu).

Nenhum comentário: