segunda-feira, 5 de abril de 2010

Exigência máxima - melhores resultados, maiores cobranças

O Blog Adm Marcilio recebe hoje uma colaboração para o seu conteúdo. Um artigo que trata de eficiência nas organizações, associada à exigência máxima, resultados e cobranças. O artigo é de autoria de Everton Lopes, estudante de Administração. As informações contidas no texto a seguir são de responsabilidade do autor acima citado.
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Exigência máxima - melhores resultados, maiores cobranças.

Quanto maior o grau de eficiência de uma empresa, maior será a necessidade de não haver erros durante os seus processos produtivos. Essa mesma premissa vale para os profissionais. Quanto maiores forem suas habilidades e quanto maior sua capacidade de efetuar tarefa sem erros, maior será o grau de cobrança e maiores serão as penalidades quando, dentro de sua conduta, houver algum desvio ou qualquer resultado insatisfatório. Pensando nisso, as empresas procuram dentro de seus produtos e serviços, oferecerem um valor agregado e a garantia total de satisfação ou o que chegar mais próximo disso, pois sabem que a construção de uma identidade sólida depende única e exclusivamente dessa relação e do tempo e forma como ela dure. Tomando por base essas metas, as empresas desenvolvem um planejamento estratégico focado na criatividade e na melhoria contínua do que já existe, do que elas já oferecem a sociedade. Esses dois pilares funcionam como um diferencial competitivo extraordinário, que em longo prazo afetam diretamente e de forma expressiva em todos os resultados da empresa, desde a satisfação de clientes internos e externos até o lucro final em cada produto/serviço.

Cada vez que uma empresa pequena erra, produzindo algum serviço que não corresponde às expectativas, menores são as chances de ela ser afetada por essa circunstância de forma drástica e menores são os custos para tal ocorrência. Quando, isso ocorre com uma grande corporação, a repercussão e consequentemente seus resultados são catastróficos e de grande proporção, e o tempo de recuperação é longo e complexo. Temos “N” exemplos de empresas que por um só serviço/produto ser defeituoso, mancharam não só a imagem de tal produto, mas de todas as dimensões da corporação. Sejam eletrodomésticos, veículos, cosméticos, alimentícios, etc. Quanto maior a abrangência, maiores são os prejuízos e mais difícil se torna a recuperação da imagem perante a sociedade. O grau de satisfação de um cliente não tem como retroceder. Pelo contrário, se aguça mais e mais à medida que são oferecidas vantagens além das que já eram costumeiras.

Partindo disso, as empresas que querem sobreviver nesse mercado globalizado, e tem um pensamento estratégico de expansão e crescimento, não podem deixar de lado, de forma alguma, a manutenção da qualidade dos serviços, dos produtos, da assistência e da relação com seus consumidores finais. Isso garante a construção sólida de uma relação duradoura que vai creditar à marca e à empresa uma confiabilidade que chega a ser imensurável.

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Crédito das imagens: d
o autor (cedida). Segunda imagem: mconnors (Morgue File).

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