terça-feira, 8 de junho de 2010

Design como vantagem competitiva para as empresas


À medida que os clientes tornam-se mais exigentes e o mercado mais competitivo, percebe-se que é cada vez mais urgente a necessidade de inovar, de diferenciar-se da concorrência, não somente para manter, como também para atrair novos clientes. Mas como chegar a patamares de bom posicionamento no mercado, se há mesmo tipo produtos com preços similares? tecnologias similares? atendimentos equiparáveis? Eis uma das saídas para diferenciar-se e sair na frente: o design.

Primeiramente, é preciso uma compreensão do que vem a ser design. Mais que uma visão de formas, cores e tamanhos, conceiturar desing é ter noção de todo um processo de trabalho que vai além, cujos resultados podem expressar emoções positivas, boa funcionalidade, inovação, enfim, satisfação para o cliente. Design é um resultado que traz aparências e funcionalidades que estarão associadas às necessidades de consumidores.

Atentemos que estamos falando do design criativo, inovador, profissional. O designer, o profissional de design, deve possuir conhecimentos de todo o processo do design, da ideia à disponibilização do produto que vise satisfazer necessidades do cliente. Para tanto, um profissional criativo e com formação na área, proporcionará à empresa um projeto de design profissional, dotado de características e aptidões por parte de quem entende do assunto, ou ainda, um profissional da área de design terá conehcimentos sobre materiais, estilo, confiabilidade, durabilidade, desempenho e outras variáveis que o universo do design contempla.

Sabemos que é possível chamar atenção de consumidores a partir de uma boa embalagem. Agora imgine se o seu produto, além de bonito, é funcional?! Caso positivo, se o seu produto esteja associado a este dois importantes requisitos do design, a funcionalidade e o estilo, o seu negócio terá mais chances de destacar-se no mercado em relação aos seus concorrentes.

Posso afirmar que conheço de perto parte do que é trabalhar com design e digo, sem titubear, que o design tem sim, uma força capaz de fazer com que o seu produto possa ser preferência em relação aos demais, se orientado para projetos de design criativos, inovadores e agora, mais recentemente, sustentáveis, seja de um projeto de um alfinete a um projeto de um automóvel.

Quando a empresa incorpora ao seu negócio o design como uma das estratégias competitivas, ela terá mais chances de diferenciar-se no mercado, motivo de busca constante para o sucesso empresarial.

Por Marcilio França.
Crédito da imagem: Barun Patro, Sxc.hu.

3 comentários:

Anônimo disse...

Realmente blog informativo aqui meu amigo. Eu só queria comentar e dizer que manter a qualidade do trabalho. Eu tenho bookmarked seu blog só agora e eu vou voltar para ler mais no futuro, meu amigo! Ainda bem escolhidas cores sobre o tema que vai bem com o blog na minha modesta opinião:)

Marcilio França disse...

Preazado "Anônimo".

Fico feliz por ter gostado deste espaço. Comentários críticos e/ou sugestivos são sempre bem-vindos, já que esses feedbacks contribuem para deixar o blog de acordo com as aspirações de quem o visita.
Obrigado e desejo um feliz Natal para você e sua família.

Anônimo disse...

Eu ainda estou aprendendo com você , mas estou melhorando a mim mesmo. Eu certamente amo estudar todo o lote que está escrito no seu blog.Keep os contos vinda. Eu adorei!