quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Capriche no seu currículo

Veja a seguir o texto base que serviu de reflexão para a escrita desta postagem.

Seis segundos


Esse é o tempo que um recrutador americano leva para analisar um currículo. É o que mostrou um levantamento com 30 grandes empregadores, realizado pelo site de recrutamento online The Ladders. A rapidez só é possível porque o recrutador só olha palavras-chaves que identifiquem que o candidato tem o perfil da vaga. Daí extraem-se pelo menos duas lições: invista tempo suficiente para personalizar seu currículo e capriche na redação -  seja conciso e objetivo.
Fonte: Por Luiz de França, Revista Você S/A, edição 167. Imagem: Sxc.hu, Jayanta Behera
........................................................................................................

O currículo (curriculum) pode ser entendido como o seu cartão de visita, constituindo, muitas vezes, a sua primeira apresentação para o processo seletivo. Infelizmente muitos ainda equivocam-se, ao pensar que um currículo extenso é um currículo bom. A objetividade em um currículo pode ser um fato decisivo para eliminação ou seleção do candidato.

A objetividade é um elemento-chave que colabora para um bom currículo. A regra básica é expressar o máximo de informações com o mínimo de palavras. Há exceções, como currículos funcionais (onde predominam a descrição de trabalhos) ou ainda particularidades que exijam uma descrição maior. Mas normalmente, nesses casos, a empresa especifica que deseja tal currículo.

Escrever corretamente pode ser decisivo, ainda mais se você almeja um cargo que envolva predominância de comunicação e relacionamentos em nome da empresa. Independente da área, é importante que um profissional, sobretudo com nível superior, escreva bem. A escrita, muitas vezes, revela características da pessoa, o que pode acabar revelando, também, o perfil da organização.

Descrever o que você deseja é importante. Por exemplo, qual o seu objetivo profissional ao enviar um currículo para seleção? Ocupar cargo de supervisor da produção? Gerente de marketing? Representante de venda? Monitor de cursos? Isso facilitará o seu encaminhamento e encaixe no perfil desejado. Quando se tratar de envio de currículo para compor banco de currículos, é interessante citar áreas com as quais você se identifica, descrevendo características de seu perfil pessoal-profissional.

O visual de seu currículo também é importante. A primeira impressão que um recrutador pode ter ao receber um currículo poluído visualmente, colorido, com diversas fontes, tamanhos de letras variados, amassado e até mesmo sujo, pode refletir em características de quem o documento (o currículo) descreve. Portanto, o papel branco é o mais indicado. Fontes bem aceitas são Arial, Times New Roman. Em seguida, Tahoma, Calibri, Verdana. São mais recomendáveis as duas primeiras. 

Identificação e contatos são importantes. Contudo, pode ser um exagero a pessoa listar todos os documentos, a não ser que exigido. Informações como nome completo, idade, cidade, telefone e e-mail já podem ser suficientes. Estado civil e disponibilidade ou não para viagens, inclusive para mudar de cidade, também podem ser úteis, dependendo da ocasião. E-mail que contenha palavras como florzinha, danado, poderosa, tricolor, é melhor passar longe do currículo e não seu inserido. Ter um e-mail com seu nome é bem melhor. Sobre a foto: por que não utilizar? A não ser que a empresa especifique ou não o uso da mesma; no entanto, dê preferência para fotos recentes, limpas e de frente. Nada de fotos de perfil, a não ser para uma agência de modelos, não é mesmo?

Portanto, capriche no seu curriculum vitae (CV). Os principais elementos são: identificação e contatos, objetivo profissional, escolaridade, experiências, resultados, cursos e qualificações.

É possível ver currículos personalizados, ou longos, com anexos e portfólios, mas são particularidades que a situação irá exigir. Atentar para esses detalhes pode fazer toda a diferença, tornando o seu currículo uma ferramenta para a sua promoção.

Se você quiser ler sobre como se preparar para uma entrevista em processos seletivos, não deixe de ler a postagem: Entrevistas em processos seletivos, já publicada aqui no blog.

Boa sorte.

Nenhum comentário: