sexta-feira, 9 de novembro de 2012

O CEO no novo milênio

O Chief Executive Officer (ou simplesmente CEO) é, sem dúvidas, um importante integrante de uma organização, servindo como um elo entre o interior e o exterior desta. Possui uma macro responsabilidade por todos os colaboradores da organização e, diante de tamanha responsabilidade, e ainda face às constantes e rápidas mudanças, algumas características traduzem os CEOs para os novos tempos.


Em sua obra Gestão (Management), traduzida por Luis Reyes Gil, Peter Drucker elenca seis tarefas específicas que o CEO do novo milênio possui:

1. Definir o exterior significativo da organizção
É a primeira tarefa do CEO. O ambiente externo congrega riscos e características incertas, resultados distintos. Cabe ao CEO a decisão acerca das definições para concentração da organização.

2.  Obter a informação do "exterior" sob uma forma utilizável
Esta tarefa atribui ao CEO que o mesmo defina que informação relativa ao exterior é significativa e necessária à organização, e então trabalhar para obtê-la de maneira utilizável. Decidir sobre o que é significativo, com vistas ao exterior, é uma decisão de alto risco.

3. Decidir que resultados são significativos para a instituição
Definidos o exterior significativo de uma instituição e a informação de que ela precisa, facilitará para o CEO a tomada de decisão no que diz respeito aos questionamentos: Qual é nosso negócio? Qual deveria ser? Qual não deveria ser? Segundo Drucker (2010) a definição dos resultados desejáveis invariavelmente exige uma avaliação de "curto prazo/longo prazo".

4. Decidir prioridades
Dizer não é um trabalho difícil para o CEO. Drucker afirma que é o trabalho mais crítico de um CEO. Decisões sobre o que é prioritário ou não requer estudo e trabalho que o CEO pode, e deve, fazer.

5. Colocar pessoas em posições-chave. Isso, em última análise, é o que determina a capacidade de desempenho da instituição
Um dos motivos que diferencia uma organização de outra é quando elas são capazes de levar pessoas comuns a fazerem coisas incomuns. Daí a necessidade do posicionamento de pessoas no lugar certo, onde os pontos fortes dessas pessoas mostrem desempenho. Portanto, decisões sobre pessoas é um trabalho "árduo" e de responsabilidades. Drucker (2010) afirma que decisões cruciais sobre pessoas cabem exclusivamente ao CEO.

6. Organizar a alta Administração
Caberá ao CEO a definição e organização da funcionalidade da alta administração. Em consulta a obra de Drucker (2010), é possível vermos casos como o de um CEO que concentrou consigo todo o sistema de informação de uma companhia, viajava, contava e ouvia sobre o que estava acontecendo. Há ainda casos como o de uma empresa que, ao invés da nomeação de um, foram nomeados seis CEOs. Enfim, cabe ao CEO organizar a cúpula que irá gerir a organização.


O que consultei: 
DRUCKER, Peter Ferdinand. Gestão. Rio de Janeiro: Agir, 2010.
Crédito da imagem: Sxc.hu (Ilker)

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